Casa dos Malafaias


A caminho do Calvário, numa das ruas mais pitorescas de Arouca, encontramos a Casa dos Malafaias ou Casa Grande. É um dos edifícios mais emblemáticos da vila. Destaca-se devido à sua imponência, já que, no passado, era pertença da Nobreza e as suas paredes atravessaram gerações até aos nosso dias.

Podemos observar um conjunto de edifícios, datados dos séculos XVI e XVII, construídos essencialmente em granito, compostos por três corpos distintos. No extremo direito poderá observar uma capela, ao qual se unem dois núcleos habitacionais e um extenso jardim. Na fachada principal demore-se a observar uma porta e uma janela com moldura manuelina. Também deverá ver com atenção o imponente Brasão de Armas que está ligado à história da família a quem pertencia esta habitação. Referimo-nos à família Malafaia, da qual faziam parte alguns comendadores e capitães-mores de Arouca. O brasão que observamos neste local exibe as armas dos Malafaia, Mascarenhas e Castro Pereira, que foi ali colocado por um descendente.

Num dos muros laterais deste edifício, podemos ver uma marca representativa da subida das águas do Ribeiro Marialva. Parece difícil imaginar, mas no passado, este ribeiro estava a descoberto, onde eram frequentes as cheias, o que resultou no seu encanamento, em finais da primeira metade do século XX. Atualmente é possível vê-lo na zona poente da vila, junto ao Parque da Ribeira de Gondim.

Classificado como Imóvel de Interesse Municipal, este edifício só poderá ser contemplado do exterior, visto ser privado.

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil

Classificação
Morada

Rua Dr. Figueiredo Sobrinho
4540-133
Arouca

Localidade
Freguesia
Coordenadas GPS