Pedras Parideiras

Quero Visitar
Popular
Acessibilidade
Científico
Geossítio G.7
  • © Luís Pinto
  • © Luís Pinto

A Serra da Freita é famosa pelas suas lindas paisagens, mas também por ser uma montanha onde as pedras têm filhos. Referimo-nos às Pedras Parideiras, localizadas no lugar da Castanheira, próximo do Radar Metereológico, no planalto da Serra. São um fenómeno geológico único em todo o mundo e um dos sítios mais emblemáticos de Arouca.

As Pedras Parideiras contêm nódulos de minerais mais escuros, que aparecem no granito. Devidos aos fatores meteorológicos, esses nódulos saltam, por isso são chamados de paridos. O granito é a parideira. Estes nódulos apresentam dimensões que variam entre 1 e 12 centímetros de diâmetro.

Do ponto de vista geológico, esta rocha designa-se «granito nodular da Castanheira» e estende-se por uma área de cerca de 1 km2.

Associadas a estas formações graníticas com 320 milhões de anos, desenvolveu-se a ideia de que elas teriam poderes milagrosos, ligados à fertilidade. Assim, as populações locais acreditavam que, colocar uma das pequenas pedras-filhas debaixo da almofada, poderia aumentar a fertilidade da mulher.

Para conhecer melhor estas crenças populares, assim como a sua explicação geológica, deverá ir à aldeia da Castanheira, onde encontrará o seu observatório natural. Este é composto por um pequeno passadiço de madeira, onde poderá observar as Pedras Parideiras. Aqui, verá um conjunto de painéis informativos que o irão ajudar a perceber cada uma das etapas de formação deste granito nodular. A visita é livre e gratuita e o complexo está aberto 24 horas. Também poderá realizar, no entanto, uma visita guiada à Casa das Pedras Parideiras, a funcionar desde 2012, onde poderá observar demoradamente todos os pormenores que a ciência nos fornece sobre este geossítio de relevância internacional.

O complexo das Pedras Parideiras não está preparado para mobilidade reduzida, no entanto, essas pessoas podem apreciar este fenómeno num espaço anexo à Casa das Pedras Parideiras.

Durante a sua visita, aproveite para explorar as proximidades. Para ter uma panorâmica geral da serra, suba ao Radar Meteorológico, a São Pedro Velho ou ao Detrelo da Malhada.

Dicas

O complexo das Pedras Parideiras é de acesso livre, sem horários estabelecidos, no entanto, junto a este local, existe um centro interpretativo (Casa das Pedras Parideiras) onde poderá obter mais informações sobre este fenómeno único no mundo e também ter visitas guiadas (ver mais informações na página da Casa das Pedras Parideiras).

Atenção

As pessoas com mobilidade reduzida poderão observar este fenómeno junto da Casa da Pedra Parideiras, que se situa ao lado afloramento principal.

Visto tratar-se de um fenómeno raro no mundo, os visitantes não devem recolher amostras de pedras parideiras.

Atrações Relacionadas

Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação

Cabreiros e Albergaria da Serra

Na aldeia da Castanheira, em pleno planalto da Serra da Freita, acontece um fenómeno único em...

Mais Info

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil

Classificação
Classificação Científica
Morada

Rua de Santo António, Castanheira
4540-012, Albergaria da Serra
Arouca

Localidade
Coordenadas GPS