PR 8 – Rota do Ouro Negro


A Rota do Ouro Negro é uma viagem ao tempo da Segunda Guerra Mundial, ao período áureo de exploração do volfrâmio. Este percurso linear, inicia-se na aldeia de Fuste, na freguesia de Moldes, e termina no lugar de Rio de Frades, união de freguesias de Cabreiros e Albergaria da Serra. O percurso tem a duração média de duas horas e meia e cerca de seis quilómetros de distância.

Ao longo da caminhada, poderá deparar-se com alguns vestígios de bocas de antigas minas rudimentares que serviam para extração de volfrâmio. Esta exploração atingiu o seu auge durante a Segunda Guerra Mundial, quando os alemães iniciaram a exploração das Minas de Rio de Frades. O percurso de pequena rota tem a designação de “Rota do Ouro Negro” devido à atividade dos alemães na exploração do volfrâmio, mas também à atividade dos pilhas, que se aventuravam a extraí-lo e a vendê-lo de forma ilegal.

No fundo do vale, profundamente encaixado, verá o Ribeiro da Pena Amarela que recebe a água vinda do Ribeiro da Covela, que forma lindas cascatas. A travessia deste ribeiro faz-se por uma pequena ponte de madeira, sendo o local ideal para fazer uma curta paragem para se retemperar e ganhar forças para a subida que se avizinha.

Este percurso é composto por algumas subidas acentuadas, pelo que não será muito aconselhável para crianças. Por não se tratar de um percurso circular, deverá deixar um carro em cada uma as extremidades, pois não existe nenhum serviço de transporte para fazer o retorno.

Atrações Relacionadas

Minas da Pena Amarela

Moldes

Ao fazer o percurso pedestre PR 8 – Rota do Ouro Negro, com início na capela de Santa...

Mais Info

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil

Classificação
Type of Route

Linear

Dificuldade

Média

Duração
2h30m
Distância
6 Km
Ponto de Partida
Capela de Santa Catarina de Fuste (Moldes)
Ponto de Chegada
Rio de Frades
Altitude Máxima
590 m
Altitude Mínima
350 m