Este roteiro apresenta uma proposta para visitar Arouca em 5 dias. Vai pensar que não existem atrações suficientes para passar esses dias em Arouca, mas desengane-se. Arouca é uma caixinha de surpresas e, mesmo aproveitando bem esse tempo, ainda vai deixar muita coisa para trás.
Lembramos que estes roteiros são traçados, exclusivamente, para aqueles que se deslocam em veículos ligeiros, jipes ou motas. Se algumas das atrações sugeridas não fizerem parte das suas preferências, deixe-as de lado e substitua-as por outras que lhe pareçam mais a seu gosto, presentes na secção atrações deste site.
É fundamental não descurar a gestão do tempo. Mas se estiver a gostar de um determinado local, aproveite-o até satisfazer a sua curiosidade e esqueça aqueles que lhe parecem menos interessantes. Afinal de contas, o que importa é desfrutar de bons momentos no território Arouca Geopark e aproveitar o que lhe dá mais prazer. Vamos lá!
Um dia em cheio, no território Arouca Geopark. Oportunidade para conhecer os passadiços mais famosos do país, a maior ponte pedonal suspensa, do Mundo (a 516 Arouca), as maiores trilobites do Mundo e, ainda, saborear o famoso bife de Alvarenga e os fantásticos doces regionais e conventuais de Arouca.
Comece a sua aventura em Arouca, tomando o pequeno almoço no centro histórico da vila. Aqui, irá encontrar uma vasta oferta de espaços, com inúmeras iguarias, que lhe vão garantir energias para um dia cheio de desafios e emoções.
De acordo com os seus interesses, poderá optar por uma das nossas sugestões:
Paragem obrigatória para quem visita Arouca. Está localizado em pleno coração da Vila de...
Confeitaria no centro da Vila de Arouca, com fabrico próprio de pastelaria fina, Bolo-Rei, Pão de...
A Rainha 3, sedeada em Arouca, desenvolve localmente a sua atividade de confeitaria com fabrico e...
Alertamos que, para aceder à Ponte Suspensa, deverá comprar previamente o bilhete de entrada, que está sujeita a um limite diário e a horários fixos. Recomendamos que inicie a sua travessia em Alvarenga. Para isso, deverá estacionar o seu veículo no parque de estacionamento da 516, em Abisqueiros (Alvarenga), e fazer uma pequena caminhada, de cerca de 20 minutos, até ao pórtico de entrada. Esta caminhada é bastante agradável e de baixo grau de dificuldade.
Certifique-se que tira o bilhete para o horário correto. A travessia da Ponte realiza-se sempre à hora marcada, e com o acompanhamento de um guia. Esta é a maior ponte pedonal suspensa do Mundo, cuja travessia é uma experiência única e memorável. Percorram os 516 metros de comprimento e permitam-se desfrutar da magnífica paisagem envolvente, de uma forma diferente – suspensos a 175 metros do Rio Paiva.
Entrada em Canelas ou Alvarenga
Dia de encerramento: 25 de Dezembro
Bilhetes Normais
Packs
Depois de atravessar a 516 Arouca, do lado de Alvarenga para Canelas, poderá percorrer os Passadiços do Paiva (cerca de 8 km), de forma tranquila. Na realidade, quando chega do lado de Canelas, já se encontra dentro do percurso dos Passadiços do Paiva e, por essa razão, basta seguir em direção a Espiunca. Lembramos que o bilhete para a 516 Arouca, também dá acesso aos Passadiços do Paiva e, por isso, não necessita de fazer reserva para os mesmos.
Não se esqueça de levar roupa e calçado adequados. Prepare-se para mergulhar, confortavelmente, numa maravilha da natureza!
Depois de percorrer os Passadiços mais famosos de Portugal, deverá apanhar um transfer para Alvarenga (onde estacionou o veículo). Para o efeito, poderá optar pela deslocação nos vários transportes disponíveis, junto à ponte de Espiunca (táxis, jipes, etc.).
Após uma manhã cheia de emoções e adrenalina, está na hora de fazer uma pausa para almoçar. Devido à proximidade à freguesia de Alvarenga, recomendamos que desfrute do famoso Bife de Alvarenga. Nesta freguesia, poderá encontrar vários restaurantes especializados neste prato:
Próximo das margens do Paiva, onde a beleza das margens se mistura com a força das águas, na...
Rodeada de campos verdejantes e paisagens dignas de visita, esta casa proporciona-lhe momentos de...
Conhecido pela carne saborosa vinda da raça Arouquesa, o Mota se tornou um dos restaurantes mais...
À tarde, e para aproveitar o facto de estar relativamente próximo da freguesia de Canelas, faça uma visita ao “Centro de Interpretação Geológica de Canelas-Arouca”. Este museu das trilobites gigantes está aberto ao público, mas recomendamos que faça uma marcação prévia, para garantir a sua entrada.
Dicas
Nos meses de Dezembro e Janeiro só abre com marcação prévia.
Centro de Interpretação Geológica de Canelas
Lugar de Cima
4540-252 Canelas – Arouca
Domingo: 14:30h às 17:30h
Segunda-Feira: encerrado, salvo marcação prévia
Terça-feira a Sábado: 10:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h
5 Euros de Entrada
Para queimar umas calorias extra, regresse à vila e faça uma agradável caminhada pelo seu centro histórico. Admire a parte exterior do Mosteiro de Arouca e, se tiver oportunidade, aproveite para conhecer a igreja deste mosteiro, onde se encontra o túmulo da Rainha Santa Mafalda. Posteriormente, passe pela praça que está mesmo em frente à igreja e repare na Capela da Misericórdia de Arouca. Continue a sua caminhada por uma das ruas mais caraterísticas da vila, a Rua Dr. Figueiredo Sobrinho, onde vai encontrar a Casa dos Malafaias. Construída no séc. XVIII, esta casa destaca-se pela longa e bela fachada que detém várias caraterísticas históricas, entre elas o brasão da família. Depois, prossiga até ao Calvário , um monumento granítico do séc. XVII, com uma vista panorâmica para o vale e para a serra. Por fim, desça até ao Parque do Milénio.
Numa visita pela zona norte da Vila de Arouca, surgem-nos, aparentemente desordenados, seis...
Na mais antiga praça de Arouca, em pleno coração da vila, encontramos a Capela da Misericórdia...
A caminho do Calvário, numa das ruas mais pitorescas de Arouca, encontramos a Casa dos Malafaias...
Inserida no Mosteiro de Santa Maria de Arouca, em pleno centro histórico, a Igreja do Mosteiro...
Na avenida principal da Vila, ergue-se, de forma sumptuosa, o Mosteiro de Santa Maria de Arouca, em...
O Parque do Milénio fica situado na vila de Arouca, junto do Palácio da Justiça. É um espaço...
Nenhuma visita a Arouca estará completa, se não provar os doces conventuais e regionais. Por isso, ainda durante a tarde, faça uma pausa e desloque-se a um salão de chá, para saborear estes doces e levar uma recordação deliciosa desta experiência. As nossas recomendações:
A Casa A. Teixeira Pinto, de Tiago e Isilda Brandão, disponibiliza aos estimados clientes a...
A casa dos Doces Conventuais de Arouca é fruto da dedicação e respeito pela preservação das...
A COME_ Sabores de Portugal surgiu da vontade de fazer chegar a doçaria conventual de Arouca ao...
Para terminar bem o dia, nada melhor do que desfrutar de um jantar pausado e revigorante, no centro de Arouca. Aqui irá encontrar múltiplas opções, para se deliciar com a famosa posta arouquesa. Algumas das nossas recomendações:
À mesa do «Assembleia Wine Bar & Restaurant» há grande democracia. Os pratos podem apelar...
No restaurante Parlamento a carne arouquesa é aprovada por maioria absoluta, mais ainda depois da...
Um espaço rodeado de história, beleza e misticidade, em pleno coração de Arouca… Criamos...
Se ainda se sentir energia pode ir a um bar e apreciar um bom Gin na companhia dos amigos ou família.
Bar acolhedor no centro da Vila de Arouca. Aproveite para tomar um bom Gin. Trata-se de um bar com...
Este bar, cafetaria, restaurante está localizado dentro do Parque Municipal de Arouca. Tem uma boa...
Bar localizado na Vila de Arouca. Um espaço com uma boa decoração, que oferece um espaço...
Cultura e Natureza são o tema da proposta deste dia de roteiro, por terras de Santa Maria. Terá a oportunidade de conhecer melhor Arouca e as suas gentes, no Museu Municipal, maravilhar-se com o Museu de Arte Sacra mais rico de Portugal e extasiar-se com os encantos naturais da Serra da Freita, com destaque para as Pedras Parideiras e a Frecha da Mizarela. Além disso, terá oportunidade de degustar um almoço divinal, num restaurante típico (a não perder, a vitela assada ou a posta arouquesa).
Para começar bem o dia e estar preparado para aliciantes descobertas, nada melhor do que tomar um nutritivo pequeno almoço. No centro da vila de Arouca, recomendamos:
Paragem obrigatória para quem visita Arouca. Está localizado em pleno coração da Vila de...
Confeitaria no centro da Vila de Arouca, com fabrico próprio de pastelaria fina, Bolo-Rei, Pão de...
A Rainha 3, sedeada em Arouca, desenvolve localmente a sua atividade de confeitaria com fabrico e...
Depois de carregar energias, sugerimos que dedique a sua manhã à descoberta da História de Arouca. Comece por reservar uma hora para visitar o Museu Municipal de Arouca e conheça mais sobre as suas gentes.
Rua Eça de Queirós
4540-194 Arouca
Terça-feira a Domingo:
Dias de Encerramento:
Aproveite a visita ao Museu Municipal para explorar, mesmo ali ao lado, o Museu de Arte Sacra. Suba a Avenida 25 de abril em direção ao Mosteiro de Arouca, onde se encontra alojado este riquíssimo Museu. Neste espaço, irá encontrar um vasto espólio de pintura, escultura, ourivesaria, mobiliário, assim como diversos objetos religiosos, datados dos séculos XV a XVIII.
Largo Santa Mafalda
4540-101 Arouca
Terça a Domingo
Encerrado às Segundas
Após uma manhã dedicada a aprofundar o conhecimento histórico, é hora de fazer uma pausa. Suba em direção à Serra da Freita, através da freguesia de Moldes, aprecie a belíssima paisagem serrana e delicie-se com a gastronomia arouquense, num almoço típico no restaurante “Casa no Campo”.
O restaurante Casa no Campo encontra-se na aldeia de Espinheiro, num antigo palheiro que fora...
Depois de um almoço retemperador, sugerimos que dedique a sua tarde a conhecer o Planalto da Serra da Freita. Comece pelo Detrelo da Malhada, mas, durante o percurso, não deixe de apreciar, à distância, a Aldeia do Cando. À chegada ao Detrelo da Malhada, poderá observar a imponente paisagem que se estende até ao mar. Deixe-se levar por uma vista de 180º e permita-se viajar nesta paisagem arrebatadora. Fique por ali 15 a 20 minutos a apreciar a natureza.
Se ficou impressionado com a vista paradisíaca, no Detrelo da Malhada, advertimos que foi apenas o início de um percurso encantador pela Serra da Freita. Siga em direção às Pedras Boroas e aprecie este fenómeno geológico cativante. Depois de estacionar o carro, junto à estrada do Planalto da Freita, basta percorrer um pequeno passadiço de madeira para observar estas esculturas naturais. Reserve 20 minutos para isso.
Junqueiro
4540-011 União de Freguesias de Albergaria da Serra e Cabreiros
Arouca
Já que se encontra no planalto da Freita, sugerimos que não perca a oportunidade de visitar as Pedras Parideiras. Trata-se de um fenómeno geológico único no mundo, que merece uma visita obrigatória. Poderá observar estas formações geológicas ao longo de um passadiço de madeira. No entanto, se tiver tempo, poderá conhecer a sua explicação científica, logo ali ao lado, na Casa das Pedras Parideiras. Trata-se de um Centro de Interpretação, inaugurado em 2012, onde poderá usufruir de uma experiência interativa enriquecedora. Se pretender realizar uma visita guiada, deverá marcá-la, com antecedência. Reserve cerca de uma hora, para poder visitar o complexo das Pedras Parideiras e a Casa das Pedras Parideiras.
Se ficou maravilhado com todas estas riquezas geológicas, prepare-se para se deslumbrar com a maior cascata de Portugal Continental. Desça em direção à aldeia da Mizarela e, desde o miradouro, poderá observar a imponente Frecha da Mizarela. Delicie-se com essa grandiosa queda de água do Rio Caima, que se despenha a 60 metros de altura.
Lugar da Mizarela
4540-000 Albergaria da Serra e Cabreiros
Arouca
Para terminar esta tarde em grande, sugerimos que aproveite a passagem pelo planalto da Freita, para contemplar a incrível vista que S. Pedro Velho oferece. Neste miradouro, com vista de 360º, poderá contemplar, em dias de céu limpo, uma extensão desde a serra até ao mar. É um excelente local para assistir ao pôr do sol e relaxar, depois de um dia cheio de emoções. Para aceder a este local, deverá estacionar o carro e percorrer, a pé, um trilho de 600 metros.
Depois de contemplar a vista, no miradouro de São Pedro Velho, poderá sentir-se um pouco cansado. Contudo, mesmo antes de descer para a Vila de Arouca, pode recarregar algumas energias, nos locais que recomendamos:
O café / restaurante Ponto Alto está localizado numa zona priveligiada da Serra da Freita, mesmo...
Este restaurante está integrado com o parque de campismo com o mesmo nome. Serve cozinha...
Para terminar o dia, nada melhor do que desfrutar de um jantar tranquilo e prolongado, no centro de Arouca. Aqui, irá encontrar múltiplas opções para se deliciar com a famosa posta arouquesa. Algumas das nossas recomendações:
O Restaurante Alto-da-Estrada é um dos restaurantes mais antigos de Arouca fundado em 1981 sendo...
Chama-se assim por ter na porta o número 142 e também pela inspiração, que chegou dos trilhos...
O restaurante Varandinha tem uma capacidade para cerca de 100 pessoas, distribuídas pela Sala da...
Se ainda se sentir com energia, pode dirigir-se a um bar e apreciar um bom Gin, na companhia dos amigos ou da família.
Bar acolhedor no centro da Vila de Arouca. Aproveite para tomar um bom Gin. Trata-se de um bar com...
Este bar, cafetaria, restaurante está localizado dentro do Parque Municipal de Arouca. Tem uma boa...
Bar localizado na Vila de Arouca. Um espaço com uma boa decoração, que oferece um espaço...
Parta à aventura, para um dia em Arouca, cheio de história. Vai percorrer algumas das aldeias tradicionais mais relevantes do concelho e visitar os complexos mineiros do “Ouro Negro”, do tempo da segunda guerra mundial! Ainda haverá tempo para apreciar (muita) beleza natural!
Comece o dia com um pequeno almoço retemperador, porque é hora de partir à descoberta das aldeias tradicionais. Sugerimos que dedique a sua manhã a conhecer as aldeias localizadas entre a Serra da Arada e a Serra de Montemuro. Sugestões para pequeno-almoço, no centro da Vila de Arouca:
Paragem obrigatória para quem visita Arouca. Está localizado em pleno coração da Vila de...
Confeitaria no centro da Vila de Arouca, com fabrico próprio de pastelaria fina, Bolo-Rei, Pão de...
A Rainha 3, sedeada em Arouca, desenvolve localmente a sua atividade de confeitaria com fabrico e...
Faça uma visita rápida de 10 minutos à aldeia de xisto de Janarde. Nesta localidade, quase despovoada, poderá encontrar vestígios dos modos de vida rurais de outros tempos. Aproveite para observar os meandros do rio Paiva e perceba a sua influência na prática agrícola tradicional.
Lugar de Janarde
4540-402 Covêlo de Paivó e Janarde
Arouca
Depois de visitar a Aldeia de Janarde, vai ficar muito perto da primeira aldeia de Arouca a ser classificada como “Aldeia de Portugal”, a aldeia de Meitriz. Aproveite para respirar tranquilidade, observar as belas construções de xisto, perder-se na beleza das águas cristalinas do Rio Paiva e nas suas ruas pitorescas, que conferem um caráter especial a este local. Reserve uma hora para apreciar a aldeia: Meitriz de Cima e Meitriz de Baixo.
Lugar de Meitriz
4540-403 Covêlo de Paivó e Janarde
Arouca
Nenhuma visita à Serra da Arada estaria completa sem a passagem pela icónica estrada que liga ao Portal do Inferno. Aqui encontrará um miradouro, onde poderá contemplar o abismo que lhe dará uma vista fabulosa sobre a Garra. Para fazer uma observação completa e segura, deverá estacionar na Estrada Municipal 567 e dedicar alguns minutos da sua viagem a contemplar esta maravilha da natureza.
Estrada do Portal do Inferno
Covêlo de Paivó
4540-284 Arouca
Após esta vista surpreendente sobre a Serra da Arada, é hora de seguir em direção a Regoufe. Aqui irá encontrar uma simpática aldeia que guarda vestígios da presença dos ingleses, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Aproveite para visitar as ruínas do complexo mineiro do “Poço da Cadela” e conhecer um pouco mais sobre a sua importância estratégica no contexto da História Contemporânea.
Regoufe é uma aldeia tradicional do Arouca Geopark e fica situada na serra de Arada, na União de...
Falar de Arouca é falar de um trecho da História contemporânea mundial. Esta vila foi palco de...
Para recarregar energias, sugerimos que deguste a gastronomia arouquense, com uma vista soberba como pano de fundo. Aproveite a sua passagem por Regoufe e almoce num dos restaurantes locais (não se esqueça de fazer reserva com antecedência):
Este café / snack bar encontra-se no pulmão da aldeia de Regoufe, em pleno Arouca Geopark. É o...
Restaurante de montanha, enquadrado em perfeita harmonia com a natureza. Os pratos são deliciosos...
Depois de um almoço reconfortante, irá encontrar, logo ali ao lado, mais uma aldeia que merece uma visita. Covelo de Paivó é a paragem que se segue! Aqui, sugerimos que estacione o veículo no início da aldeia e reserve uns 15 minutos para explorar, a pé, as suas ruas pitorescas.
Covêlo de Paivó
4540-281 Janarde e Covêlo de Paivó
Arouca
Após a visita a algumas das aldeias mais icónicas de Arouca, não poderia terminar o dia sem conhecer Rio de Frades. Aqui, poderá fazer uma viagem pela História e conhecer as ruínas das antigas minas de volfrâmio, exploradas pelos alemães, durante a Segunda Guerra Mundial. Poderá também descobrir a natureza em estado bruto e conhecer as inúmeras cascatas desta bela localidade. Deixe a sua viatura à entrada da aldeia e deixe-se apaixonar por todos os seus recantos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, das entranhas da terra de Rio de Frades saíram grandes...
Rio de Frades é uma pequena aldeia da freguesia de Cabreiros e Albergaria da Serra, esquecida na...
Depois de visitar Rio de Frades, está na hora de repor algumas energias. No regresso à Vila de Arouca, passe pelo “Café Portela” e experimente as famosas moelas. Se preferir, pode optar por outro petisco, pois são todos eles deliciosos.
O Café Portela é um espaço tradiconal muito apreciado pelos arouquenses devido à qualidade...
Depois de um dia bem preenchido, nada melhor do que um bom jantar. Procure, no nosso diretório, um restaurante do seu agrado.
Após o jantar tire um tempo para relaxar ou divertir-se num dos bares ou discotecas do nosso diretório.
Arouca também é sinónimo de aventura e desporto. Para este dia, recomendamos os percursos pedestres, atividades da natureza, ou descanso nas nossas fantásticas praias fluviais. Por outro lado, se não é muito aventureiro ou não pretende relaxar, poderá optar por explorar melhor a Serra da Freita.
Hoje o dia é dedicado à adrenalina! Tome um pequeno almoço reforçado e prepare-se para praticar uma das duas sugestões que lhe apresentamos:
Paragem obrigatória para quem visita Arouca. Está localizado em pleno coração da Vila de...
Confeitaria no centro da Vila de Arouca, com fabrico próprio de pastelaria fina, Bolo-Rei, Pão de...
A Rainha 3, sedeada em Arouca, desenvolve localmente a sua atividade de confeitaria com fabrico e...
O Arouca Geopark apresenta uma vasta oferta de Percursos Pedestres que lhe darão a oportunidade de conhecer melhor o território. Opte por aquele que melhor corresponde aos seus interesses.
O percurso de pequena rota número treze acompanha o encantamento da Ribeira de Regoufe e do Rio...
Na aldeia de Janarde, existe um percurso de pequena rota intitulado “PR 5 – Livraria do...
A Rota do Ouro Negro é uma viagem ao tempo da Segunda Guerra Mundial, ao período áureo de...
A adrenalina vive nas águas bravas dos vários rios do Arouca Geopark. Opte por uma das várias ofertas disponíveis, para alimentar o espírito aventureiro que há em si. Dependendo da época do ano, recomendamos:
A Caminhada Aquática (River Trekking) é uma atividade aquática revisitada para poder...
O Canyoning é uma atividade de aventura indicada para famílias e grupos de amigos. Para descobrir...
O passeio de canoas (Canoeing) é uma atividade indicada para famílias com crianças a partir dos...
Junto dos Passadiços do Paiva e da Ponte 516 Arouca, descobrimos as paisagens do Arouca Geopark no...
Depois de uma manhã repleta de emoções, nada melhor que um almoço para repor energias, num restaurante próximo da zona onde se encontra. Verifique a nossa listagem de restaurantes aqui.
Depois de recuperar da adrenalina da manhã, e após um almoço retemperador, poderá relaxar numa das nossas praias fluviais. Se optou por uma manhã de caminhada, sugerimos que aproveite para praticar uma atividade mais radical.
Numa das aldeias mais pitorescas de Arouca, pintada de xisto e ardósia, encontramos a praia...
A praia fluvial da Serra da Freita também conhecida por praia fluvial de Albergaria da Serra...
Numa das extremidades dos Passadiços do Paiva, encontramos a praia fluvial de Espiunca. Situada na...
Numa das margens do rio Paiva, na União de Freguesias de Canelas e Espiunca, situa-se a praia...
Se não gosta de caminhar, fazer praia ou praticar atividades radicais, recomendamos uma volta pela Serra da Freita, nomeadamente uma visita aos Viveiros da Granja, à Portela da Anta, à Sr. Da Laje, ao Radar Meteorológico, às aldeias de Albergaria da Serra e a outros locais.
Albergaria da Serra, antiga Albergaria das Cabras, é uma aldeia situada na Serra da Freita...
O Campo de Dobras da Castanheira é um geossítio que fica situado na Castanheira, a sudeste das...
A 900 metros de altura, em pleno alto da Serra da Freita, ergue-se a Capela de Nossa Senhora da...
A vida para além da morte sempre foi um tema que apaixonou gerações. O Homem da Pré-História...
A Panorâmica da Costa da Castanheira, a 1046 metros de altitude, é um geossítio muito relevante...
O Radar Meteorológico de Arouca está localizado na Serra da Freita, no geossítio «Panorâmica...
Os Viveiros da Granja são um local agradável, na encosta norte da Serra da Freita, na freguesia...
Depois de um dia bem preenchido, nada melhor do que um bom jantar. Procure, no nosso diretório, um restaurante do seu agrado.
Após o jantar tire um tempo para relaxar ou divertir-se num dos bares ou discotecas do nosso diretório.
Vamos aproveitar este dia para conhecer alguns locais populares de Arouca, como o monte da Senhora da Mó, mas também para conhecer outros menos conhecidos, mas que merecem uma visita. Prepare-se, porque vamos fazer um almoço piquenique!
Comece por tomar um pequeno almoço reforçado e prepare-se para viver mais um dia cheio de emoções.
Paragem obrigatória para quem visita Arouca. Está localizado em pleno coração da Vila de...
Confeitaria no centro da Vila de Arouca, com fabrico próprio de pastelaria fina, Bolo-Rei, Pão de...
A Rainha 3, sedeada em Arouca, desenvolve localmente a sua atividade de confeitaria com fabrico e...
Após o pequeno almoço, faça uma pequena caminhada pelo centro. Aproveite para comprar algumas recordações desta vila encantada. Sugerimos que procure produtos feitos por artesãos locais, na loja do artesão, situada na avenida principal, junto ao edifício da Cooperativa Agrícola. Aproveite, também, para passear no Parque Municipal de Arouca.
Para aproveitar ao máximo o seu último dia por Terras de Santa Mafalda, faça uma refeição ao ar livre! Sugerimos que escolha um dos restaurantes que mais lhe agradar e peça take away da comida que mais aprecia, ou compre alguns produtos num supermercado próximo.
Já com o almoço na lancheira, suba em direção ao monte da Sra. Da Mó. Observe todo o seu esplendor e contemple uma panorâmica magnífica sobre o vale. Alcance a vista mais longínqua que os seus olhos conseguirem. Observe as Serras da Arada, da Freita e até mesmo a Ria de Aveiro.
Monte da Senhora da Mó
4540-000
Arouca
Com a alma alimentada pela vista soberba que o Monte da Senhora da Mó oferece, é hora de subir em direção ao Baloiço de Moldes. Aqui poderá deslumbrar-se com uma vista alargada sobre o vale de Moldes. Como o baloiço está inserido no Parque de merendas da Palma, aproveite esta estrutura para relaxar e desfrutar da sua refeição, com uma vista lindíssima sobre a freguesia de Moldes.
O Baloiço de Moldes fica situado no lugar de Fuste, em pleno Arouca Geopark. É um lugar...
Junto ao baloiço mais emblemático de Arouca, no lugar da Palma, freguesia de Moldes, encontramos...
Após um almoço com vista privilegiada, está na hora de regressar à vila e despedir-se do seu monumental centro histórico. Rume, agora, em direção ao memorial de Santo António, que se encontra na freguesia de Santa Eulália, em plena Estrada Nacional 326. Estacione nas imediações deste monumento e aceda livremente a este local.
Lugar de Santo António
4540-551 Santa Eulália
Arouca
Depois da visita ao icónico memorial de Santo António, vai ficar muito perto da Igreja de Urrô. Aproveite para conhecer a sua torre sineira medieval, de estilo românico, considerada Imóvel de Interesse Público. Estacione à entrada da Igreja Matriz dedicada a São Miguel e conheça melhor este edifício de estilo maneirista.
Igreja Paroquial de Urrô
4540-659, Urrô
Arouca
Se tiver oportunidade, visite, logo ali ao lado da Igreja de Urrô, o Casal Romano da Malafaia. Faça uma viagem no tempo até ao século I e conheça a parte habitacional e a laboração de uma pequena propriedade agrícola, no período Romano.
Várzea
4540-000 Várzea
Arouca
Após a visita ao Casal Romano da Malafaia, aproveite a proximidade à freguesia de Tropêço para fazer um passeio tranquilo. Sugerimos que explore a natureza em estado bruto, nas margens do Rio Arda. Observe toda a área envolvente, composta por antigos moinhos e permita-se relaxar. Poderá estacionar no lugar de Ponte da Pedra e seguir em direção a uma antiga ponte de madeira que une as margens deste rio.
Acompanhe o serpentear do Rio Arde e siga em direção à freguesia vizinha de Mansores. Observe os meandros deste curso de água, no lugar da Avitureira. Poderá estacionar numa estrada de terra e fazer o percurso a pé, até à sua margem Observe os desníveis do rio e compreenda a importância que teve para a prática da agricultura nestes locais. Não deixe de dedicar especial atenção à sua icónica ponte de madeira.
Dicas
Para aceder a este local, necessita de fazer uma caminhada. Se se sentir confortável em conduzir em estradão de terra poderá chegar mais perto do local (apenas terá que caminhar 400 metros), caso contrário terá que fazer uma caminhada de 2 quilómetros.
Após percorrer o Rio Arda, é hora de rumar em direção à Capela de Nossa Senhora da Abelheira. Suba a escadaria e, de lá bem do alto, contemple o magnífico pôr do sol.
Lugar da Abelheira
4540-291 Escariz
Arouca
Termine a sua estadia em Arouca, com um jantar num dos bons restaurantes de Escariz. Recomendações:
A boa comida e o atendimento de excelência são o nosso estandarte. Connosco os alimentos são...