Viveiros da Granja (Bolas Quartzodioríticas)

  • © João Martins
  • © João Martins

Os Viveiros da Granja são um local agradável, na encosta norte da Serra da Freita, na freguesia de Moldes, embora já não tenham a conservação e o arranjo que tiveram, algumas décadas atrás. De facto, a ausência de mão humana quer nos edifícios, quer no exterior, transformou as próprias casas dos serviços florestais em ruínas e a área envolvente num espaço mais desordenado. Mas, apesar disso, o encanto e a magia do local prevalecem e ainda merecem bem uma visita. O local alberga várias espécies exóticas que ali se desenvolveram, o que confere ao espaço uma beleza excêntrica e uma graciosidade singular.

Nos Viveiros da Granja pode, ainda, usufruir de um parque de merendas, para viver e apreciar uns momentos de convívio, em família ou entre amigos.

A não perder são, sem dúvida, as bolas quartzodioríticas, também chamadas pedras-cebola, que estão localizadas nos Viveiros da Granja, a uma altitude de 880 metros. São enormes blocos arredondados, resultantes da avançada fraturação ortogonal do maciço quartzo diorítico de Arouca. Os blocos mais resistentes às alterações físico-químicas são os que persistem na paisagem. Com o decorrer do tempo, o bloco torna-se mais pequeno e arredondado, devido à libertação progressiva das escamas mais externas.

Este geossítio destaca-se, sobretudo, pelo seu interesse geomorfológico, já que, sendo um lugar exemplificativo da evolução da fracturação ortogonal e da disjunção esferoidal em rochas plutónicas, torna-se um local de grande interesse didático.

Os edificios existentes neste local, encontram-se em ruínas. Todavia, as pedras, penedos gigantes, impressionam quem por lá passa. Uma imensa extensão de degraus, caminhos rudes e floresta desordenada enchem de encanto e magia este lugar. São restos dos viveiros que, outrora, ali existiram.

As infraestruturas de apoio e o projetado Centro de Interpretação Ambiental que vai ser instalado na antiga Casa do Guarda Florestal, e que se encontra em desenvolvimento, serão uma mais-valia para um maior enquadramento turístico deste local.

Visitem e apreciem o lado selvagem dos Viveiros da Granja. Mesmo em estado bravio e desorganizado, são um local idílico e encantador, digno de um cenário de qualquer filme. Recorde-se que já serviram de pano de fundo a algumas produções.

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil

Classificação
Classificação Científica
Morada

Granja
4540-446 Moldes
Arouca

Localidade
Freguesia
Coordenadas GPS
Instalações

Parque de merendas