Moinhos do Arda em Tropêço


O Rio Arda resulta da conjugação do Rio Marialva, da Ribeira de Gondim e da Ribeira de Silvares e estende-se por mais de 30 quilómetros em direção ao Rio Douro, onde desagua. Este curso de água teve grande importância para a fertilidade dos campos das suas margens, assim como fazer mover os inúmeros moinhos que ainda hoje sobrevivem na sua passagem.

Ao longo do seu percurso, muitas são as margens onde podemos ver florescer os campos verdejantes, que se desenvolvem devido à influência deste curso de água. Todo o seu percurso é repleto de pequenos encantos, no entanto, destacamos um que, pela sua perpetuação no tempo, merece uma visita obrigatória.

Na freguesia de Tropêço poderá encontrar um pequeno paraíso junto ao rio Arda que se irá assemelhar a uma espécie de viagem no tempo. Aconselhamos que estacione o carro no lugar de Ponte da Pedra e que percorra as margens deste rio até ao lugar de Moinhos do Meio. Aqui poderá encontrar a icónica ponte de madeira que servia para facilitar a passagem de pessoas e de animais para os trabalhos agrícola e que aqui prevalece congelada no tempo. Poderá também observar os diversos moinhos que outrora aproveitavam a força do Arda para locomover as suas mós. Deixe-se encantar por estes recantos da história e imagine os modos de vida rurais de outros tempos.

Atenção

Depois de estacionar o veículo deve percorrer um pequeno trilho até ao local da ponte e dos moinhos.

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil