Na freguesia de Várzea, é possível viajar no tempo e ir até ao século I da nossa era. Falamos do Casal Romano da Malafaia, um dos mais importantes sítios arqueológicos do Arouca Geopark. Aqui podemos ver representada uma parte habitacional e de laboração de uma pequena propriedade agrícola.
Descobertas em 1987, estas ruínas caraterizam-se pela presença de blocos de pedra e telha tipo romano. Após investigações mais profundas, chegou-se à conclusão que se trata de um casal agrícola, ocupado entre os finais do Império Romano, até ao período Visigótico, ou mesmo até ao período da dominação árabe (VII – VIII).
O espaço encontra-se organizado em duas áreas distintas: a receção, onde poderá observar alguns materiais arqueológicos para compreender melhor a ocupação Romana no território; as ruínas, que estão acessíveis ao público através de um passadiço e onde poderá observar, com maior clareza, a relação que as populações teriam com o vale do Arda e toda a área envolvente.
A área das ruínas é de acesso livre, no entanto, para visitar a receção e ter uma visita interpretada ao espaço, deverá marcar, previamente, junto da Associação Geoparque de Arouca, a sua visita guiada, .
Atenção
Para agendar a visita guiada ao Casal Romano da Malafaia deverá fazê-lo com 5 dias úteis de antecedência junto da Associação Geoparque Arouca (utilize os contactos disponíveis).
O Museu Municipal de Arouca fica situado mesmo à entrada da vila, após a saída da variante. O...
Várzea
4540-000 Várzea
Arouca