O Núcleo Museológico da Lavoura e do Linho, da Misericórdia de Arouca, está localizado numa Quinta, na freguesia de Urrô, precisamente a 5 km de distância da vila de Arouca e foi doado à Santa Casa pelo Engenheiro Afonso Brandão de Vasconcelos. Abrange um conjunto de edifícios de traça tradicional, constituído por casa, palheiro, canastro, eira e tanque. Em 2012, este espaço foi sujeito a uma remodelação financiada em pelo IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.
O objetivo deste Núcleo é dar a conhecer as caraterísticas do mundo rural, eternizando as suas vivências e ostentando-as às gerações futuras, contribuindo, desta forma, para a preservação da cultura arouquense. Assim, a sua principal missão é salvaguardar e preservar as tradições ligadas à cultura do vinho, do linho, dos cereais e de toda a lavoura tradicional, promovendo atividades de dinamização cultural, numa perspetiva antropológica, educativa e turística.
Nas efemérides ligadas às tradições e costumes rurais, esta Casa promove atividades lúdicas, como o “desenterrar das merendas”, as vindimas, os magustos de São Martinho e as desfolhadas.
Este espaço também contempla uma oficina de artesanato, dinamizada pelos utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Arouca.
Neste Núcleo, pode ter acesso ao Lagar e à Sala do vinho, à Sala dos Cereais, à Sala da Lavoura, à Cozinha, à Sala do Linho, ao Quarto, e à sala das alfaias agrícolas.
Visite este local, familiarize-se com as vivências rurais da região e deixe-se enfeitiçar pelos encantos deste concelho.
Atenção
As visitas a este espaço são gratuitas, mas sujeitas a marcação prévia obrigatória.
Quinta de Urrô
4540 659 Urrô
Arouca
Entrada Gratuita (com marcação)
Segunda a Sexta