Dólmen da Portela da Anta


A vida para além da morte sempre foi um tema que apaixonou gerações. O Homem da Pré-História não foi exceção! Associado a estes rituais funerários, a 1076 metros de altitude, podemos encontrar, no Planalto da Serra da Freita, o Dólmen da Portela da Anta. Situada na freguesia de Albergaria da Serra, esta Anta ajuda-nos a contar alguns pormenores sobre os modos de vida do Homem do Neolítico.

Datado de finais do IV milénio a.C., e com uma estrutura de cerca de 35 metros de diâmetro, este sítio arqueológico já é conhecido desde o século XIII. Esta expressão arquitetónica insere-se no período do Neolítico, e é um exemplar das construções megalíticas. Servia para assinalar o local da sepultura coletiva das comunidades pastoris, neste caso, as que habitavam a Serra da Freita.

É composto por nove pedras aprumadas, mas não possui a parte superior, mais conhecida por mesa ou tampa. Em redor do dólmen, também podemos ver um monte de terra com pedras pequenas, conhecidas por tumulus, que se destacam pelas suas dimensões invulgares. Ao visitar o planalto, poderá ver que esta construção se destaca no terreno, por estar mais elevada.

O acesso a este sítio arqueológico deverá ser feito a pé, pois situa-se numa estrada de terra, a 500 metros da estrada onde poderá estacionar o seu veículo.

Dicas

Leve roupa e calçado confortáveis.

Atenção

O local arqueológico fica localizado a 500 metros do estacionamento, mas pode ser acedido através de um trilho de fácil locomoção.

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil

Classificação
Morada

Albergaria da Serra
4540, Albergaria da Serra
Arouca

Localidade