O Campo de Dobras da Castanheira é um geossítio que fica situado na Castanheira, a sudeste das Pedras Parideiras, correspondendo a uma área com diversos afloramentos de rochas metassedimentares ante-ordovícicas, fortemente dobradas. Essas intensas dobras geológicas nos afloramentos rochosos formaram-se há mais de 500 milhões de anos, nas profundezas de um mar antigo, onde se depositaram camadas alternadas de sedimentos que, por diagénese e metamorfismo, originaram as rochas metamórficas. A atuação de forças compressivas sobre as rochas imprimiu-lhes um comportamento dúctil, tendo as superfícies originalmente planas sofrido um encurvamento, formando, assim, dobras de diferente amplitude.
Nesta região há, também, muitos filões de quartzo, que, com a sua cor clara e alta resistência à meteorização, tornam mais evidentes a distinção das dobras.
O campo de dobras da Castanheira é drenado pela ribeira da Castanheira, afluente do rio Caima, onde se podem encontrar diferentes espécies de fauna e flora.
Para melhor poder observar este geossítio, o visitante pode usufruir de uma plataforma criada para o efeito.
Castanheira
4540-012 Cabreiros e Albergaria da Serra
Arouca