Núcleo Museológico da Lavoura e do Linho

  • © SCMA
  • © SCMA
  • © SCMA
  • © SCMA
  • © SCMA

O Núcleo Museológico da Lavoura e do Linho, da Misericórdia de Arouca, está localizado numa Quinta, na freguesia de Urrô, precisamente a 5 km de distância da vila de Arouca e foi doado à Santa Casa pelo Engenheiro Afonso Brandão de Vasconcelos. Abrange um conjunto de edifícios de traça tradicional, constituído por casa, palheiro, canastro, eira e tanque. Em 2012, este espaço foi sujeito a uma remodelação financiada em pelo IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.

O objetivo deste Núcleo é dar a conhecer as caraterísticas do mundo rural, eternizando as suas vivências e ostentando-as às gerações futuras, contribuindo, desta forma, para a preservação da cultura arouquense. Assim, a sua principal missão é salvaguardar e preservar as tradições ligadas à cultura do vinho, do linho, dos cereais e de toda a lavoura tradicional, promovendo atividades de dinamização cultural, numa perspetiva antropológica, educativa e turística.

Nas efemérides ligadas às tradições e costumes rurais, esta Casa promove atividades lúdicas, como o “desenterrar das merendas”, as vindimas, os magustos de São Martinho e as desfolhadas.

Este espaço também contempla uma oficina de artesanato, dinamizada pelos utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Arouca.

Neste Núcleo, pode ter acesso ao Lagar e à Sala do vinho, à Sala dos Cereais, à Sala da Lavoura, à Cozinha, à Sala do Linho, ao Quarto, e à sala das alfaias agrícolas.

Visite este local, familiarize-se com as vivências rurais da região e deixe-se enfeitiçar pelos encantos deste concelho.

Atenção

As visitas a este espaço são gratuitas, mas sujeitas a marcação prévia obrigatória.

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil

Morada

Quinta de Urrô
4540 659 Urrô
Arouca

Localidade
Freguesia
Coordenadas GPS
Preços

Entrada Gratuita (com marcação)

Horários

Segunda a Sexta

  • 10h00 – 12h00
  • 14h00- 17h00