Paradinha é uma aldeia remota, situada na freguesia de Alvarenga, distante da confusão das cidades. Fica num pequeno vale, junto ao rio Paiva, o rio menos poluído de Portugal e um dos menos poluídos da Europa.
Atualmente não se encontra aqui nenhum residente. As pessoas que aqui viveram e que se dedicavam ao cultivo das terras, da criação do gado arouquês, à pastorícia e à produção de mel e fabrico de cera partiram há já muito, em busca de melhores condições de vida.
A aldeia ficou deserta e, por essa razão, tornou-se disponível para reconstrução. Por isso, várias pessoas têm comprado as casas, com o intuito de terem um lugar tranquilo para passarem uns dias de lazer e, também, para devolverem à aldeia as tradições, os usos e os costumes.
A reconstrução exterior das casas tem vindo a respeitar a traça antiga e os materiais originais: xisto, madeira e lousa. No entanto, o interior encontra-se já com o conforto e caraterísticas dos nossos dias. Os acessos rodoviários são bons, as ruelas estão calcetadas, há eletricidade, água, esgotos e telefones. Algumas das casas estão disponíveis para alojamento local. Confortáveis, não falta nada. Atualmente também pode usufruir do complexo turístico Syntony Hotels – Paradinha Village.
As casas de xisto e ardósia criam um cenário mágico. Ao fundo, o sussurrar das águas cristalinas do Rio Paiva. Logo pela manhã, o chilrear dos passarinhos. As eiras, os espigueiros, os fornos e as adegas ganham nova vida.
À entrada da aldeia, ergue-se uma capela, em honra de Nossa Senhora da Saúde, cuja festa se realiza em agosto. Uma boa altura para visitar esta aldeia. Também em agosto, a música acompanha o deslizar das águas no concerto «Sons da Água» que junta aqui centenas de pessoas. É o renascer da Paradinha, uma aldeia a não perder!
Numa das aldeias mais pitorescas de Arouca, pintada de xisto e ardósia, encontramos a praia...
Lugar da Paradinha
4540-063 Alvarenga
Arouca
Balneários
Bar
Zona balnear fluvial