A caminho da aldeia da Paradinha, na freguesia de Alvarenga, avistamos, ao longe, uma longa escadaria. Esta transporta-nos no tempo e leva-nos a outra Era, onde aqui habitavam animais marinhos. Falamos dos Icnofósseis de Cabanas Longas, um geossítio de relevância internacional, que nos conta um pouco da História da Terra.
Os icnofóssies são vestígios de atividade dos seres vivos, neste caso animais marinhos, que viveram num mar profundo há mais de 475 milhões de anos. Aqui, em Cabanas Longas, podemos ver as Cruzianas, que são pistas da locomoção que as trilobites nos deixaram, em rochas quartzíticas. Nestes afloramentos, podemos encontrar Cruzianas com 20 centímetros de largura, o que nos indica que estes rastos foram deixados por espécies de grande porte.
É possível ver, de perto, o percurso destes animais marinhos, datados do período do ordovício inferior, pois existe um ponto de observação para facilitar o acesso ao local. O percurso faz-se através de uma escadaria e de um passadiço em madeira. No topo, um pequeno patamar permite-nos observar os icnofóssies e ter uma visão ampla da área envolvente.
O acesso é gratuito, a qualquer hora do dia, durante todo o ano. A subida ao topo da estrutura não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Aproveite a visita aos Icnofósseis de Cabanas Longas e conheça a Aldeia da Paradinha, a escassos minutos deste geossítio.
O Museu das Trilobites, localizado no Centro de Interpretação Geológica de Canelas, concelho de...
Paradinha, Alvarenga
4540-063
Arouca