Passadiços do Paiva

desde 1.00

Os Passadiços do Paiva são umas estruturas pedonais, em madeira, ao longo da margem esquerda do rio Paiva, numa extensão de 8.7 quilómetros. Todavia, os passadiços também incluem alguns troços em terra firme e em escadarias. Acima de tudo, todo o visitante pode usufruir de paisagens únicas, especiais e inesquecíveis.

Estes Passadiços estão localizados em Arouca, na margem esquerda do rio Paiva, na bacia hidrográfica do rio Douro, entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, apenas a uma hora de distância do Porto.

Para iniciar o percurso pode optar por uma das duas entradas disponíveis (Areinho ou Espiunca), mas o sentido Areinho – Espiunca é o menos exigente, a nível físico. Contudo, se pretender fazer o percurso de ida e volta, aconselhamos fazer Espiunca – Areinho, já que, por ser um trajeto ascendente é mais difícil neste sentido, mas mais suave no regresso. Todavia, pode contar sempre com o serviço de transfer, de uma extremidade para a outra, caso pretenda fazer num só sentido.

Deve adquirir os bilhetes no website oficial da atração, uma vez que as entradas estão condicionadas a uma lotação e a períodos de tempo determinados. Ao longo do percurso, encontra desníveis acentuados e a sua duração  de caminhada (só ida) ronda, em média, as 2 horas e 30 minutos, pelo que o grau de dificuldade é alto.

Quanto ao estacionamento, existem dois parques, um em cada extremidade. Nestas duas extremidades também existem locais onde pode efetuar refeições rápidas e comprar água que deverá ser indispensável para fazer o percurso.

A meio do trajeto, na Praia do Vau, existe um bar onde poderá recarregar energias com um café, bebidas e snacks e também aproveitar o espaço para se refrescar nas águas límpidas do Rio Paiva. Para além desta praia fluvial, existem mais duas, uma em cada extremidade dos Passadiços do Paiva (Areinho e Espiunca) onde poderá mergulhar e relaxar.

A biodiversidade e a geodiversidade estão bem presentes ao longo dos passadiços. Assim, podem observar-se, entre outras espécies, os amieiros, os salgueiros, os freixos, os carvalhos. Também se podem encontrar mamíferos como a raposa, o ouriço-cacheiro, o javali e o coelho-bravo. Mas o rio Paiva também exibe uma fauna muito rica e variada, principalmente a toupeira-de-água, a lontra, o lagarto-de-água, a salamandra-lusitânica, a rã-ibérica e o tritão-marmorado, bem como a boga e o mexilhão-do-rio. A nível de geodiversidade, deslumbre-se com alguns geossítios, como a  Cascata das Aguieiras, a Garganta do Paiva, a Gola do Salto, a Praia Fluvial do Vau e a Falha da Espiunca.

Pelas suas características únicas, os Passadiços do Paiva já arrecadaram vários prémios, em anos sucessivos, na edição dos World Travel Awards.

Motivado pelo sucesso dos Passadiços, o município adjudicou a construção de uma ponte pedonal, sobre o rio Paiva. Por isso, já que está aqui, não deixe de visitar a maior ponte pedonal suspensa do mundo, a 516 Arouca, que deve o seu nome à sua própria extensão, 516 m, e que vai deixá-lo surpreendido.

Dicas

Leve água, roupa e calçado confortáveis.

Em caso de chuva, leve um impermeável e, se fizer sol, não se esqueça do protetor solar.

Evite as horas de maior calor.

Consulte todas as dicas e recomendações do site oficial.

Informações

Existem transfers (não incluídos no bilhete) de uma extremidade para a outra, caso pretenda fazer o percurso num só sentido.

Não existem autocarros nem comboios para os Passadiços do Paiva. Os únicos transportes públicos possíveis são os taxis ou transfers particulares.

Atenção

Não se desloque até aos Passadiços do Paiva sem marcação prévia!

Os Passadiços do Paiva não estão adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Não são permitidos animais, à exceção de cães-guia.

Atrações Relacionadas

Praia Fluvial do Areinho

Canelas e Espiunca

Numa das margens do rio Paiva, na União de Freguesias de Canelas e Espiunca, situa-se a praia...

Mais Info

Praia Fluvial de Espiunca

Canelas e Espiunca

Numa das extremidades dos Passadiços do Paiva, encontramos a praia fluvial de Espiunca. Situada na...

Mais Info

Praia Fluvial do Vau

Canelas e Espiunca

As margens do Rio Paiva são convidativas para momentos de lazer. Aqui existem inúmeras praias...

Mais Info

Ponte Suspensa – 516 Arouca

Alvarenga, Canelas e Espiunca

A Ponte 516 Arouca é a maior ponte pedonal suspensa do mundo. Está localizada em Arouca, no...

Mais Info

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil

Classificação
Dificuldade

Média / Alta

Duração
2h e 30m (num só sentido).
Distância
8700 metros
Localidade
Freguesia
Horários
Instalações

Balneários

Bar

Casas de banho

Parque de estacionamento

Praia fluvial

Incluído

Acesso a Praia Fluvial

Percurso em ambos os sentidos

Não Incluído

Acesso à Ponte 516 Arouca

Transfer