Aldeia de Covêlo de Paivó

Quero Visitar

Covêlo de Paivó é uma aldeia muito antiga, situada na freguesia com o mesmo nome. Os seus poucos habitantes dedicam-se à agricultura e conservam, ainda, as ancestrais tradições como a  malha do centeio e do milho, as desfolhadas e a matança do porco. Pertenceu ao concelho de S. Pedro do Sul, tendo passado para o Município de Arouca apenas em 1917.

É uma aldeia típica, tradicional e bonita, com paisagens deslumbrantes, com as casas em pedra e alguns telhados em xisto. O acesso é feito por uma única estrada, mas o interior da aldeia, com as suas ruelas e escadarias, tem de ser visitado a pé. Lá no fundo, o rio Paivô, com a sua pequena praia fluvial, convida a um mergulho refrescante, se o tempo for a isso propício. Este rio nasce na Serra de Arda, sendo um afluente do Rio Paiva.

Em alguns sítios, pode observar-se as pedras dos caminhos fortemente marcadas pelo desgaste das inúmeras passagens dos carros de bois, como que a recordar histórias já esquecidas.

O padroeiro da freguesia é S. Pedro e a Igreja Matriz fica numa zona mais isolada e afastada do centro da povoação. É de pequenas dimensões e data da primeira metade do séc. XVIII. Tem um adro parcialmente murado e, diante da fachada principal, um cruzeiro. Atrás da capela-mor, encontra-se o cemitério paroquial, todo murado. A principal festa é a romaria de S. Pedro, a 29 de junho.

Junto da Igreja, encontra-se a Casa Paroquial que, muitas vezes, serve de alojamento a alguns visitantes que aqui procuram uns dias de lazer, neste recanto rodeado de natureza.

Atrações Relacionadas

Zona Fluvial de Covêlo de Paivó

Covêlo de Paivó e Janarde

Na União de freguesias de Janarde e Covêlo de Paivó encontrará um pequeno paraíso para...

Mais Info

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil

Classificação
Temáticas
Morada

Covêlo de Paivó
4540-281 Janarde e Covêlo de Paivó
Arouca

Localidade
Coordenadas GPS
Instalações

Zona balnear fluvial