A aldeia de Meitriz fica situada na freguesia de Janarde, entre as serras de Montemuro e de Arada e foi a primeira aldeia de Arouca a ser classificada como “Aldeia de Portugal”. Aqui reina o silêncio, a quietude, o verde da vegetação, o deslizar e o sussurrar das águas cristalinas do rio Paiva. Apenas algumas pedras e pequenas escarpas fazem ecoar as águas pelo vale. O percurso pedestre denominado “Rota das Tormentas”, que aqui se inicia, não faz jus a tamanha tranquilidade e, contrariamente ao que o próprio nome parece indicar, oferece, até, um fabuloso passeio.
Ao longe, a aldeia mostra, orgulhosa, toda a sua essência: o reflexo, nas águas do rio, do castanho e do cinzento da ardósia e do xisto das casas, as ruelas, os socalcos dos campos e a ponte construída já mais recentemente, em 2001. Esta ponte veio “roubar” as idílicas cenas dos barqueiros que faziam a travessia do rio, transportando pessoas e mercadorias, de uma margem para a outra.
O traçado tradicional das casas, o verde do meio circundante e a praia fluvial são marcas inconfundíveis da aldeia de Meitriz, que preserva os traços de antigamente nas casas de xisto e na lousa dos caminhos. Na praia fluvial, criada pelo rio Paiva, é obrigatório um mergulho refrescante nas suas águas cristalinas. A praia é especial: há poços que não têm fragas, não são perigosos, a areia é o original cascalho. Toda a zona é arborizada e dispõe de um bar e de uma área de lazer, com mesas. Neste rio, considerado um dos menos poluídos da Europa, também é possível a prática de rafting.
Quanto a festividades, a aldeia celebra algumas de cariz religioso: a festa em honra de Santa Bárbara, no primeiro domingo de maio, a de Nossa Senhora de Fátima, no último domingo de agosto e a de Santo António e São Sebastião, ambas a 4 de dezembro.
Relativamente à gastronomia, os pratos típicos são o cabrito assado com arroz de forno, o cozido à portuguesa, a sopa seca, a vitela arouquesa e o cabrito da Gralheira. Há, ainda, o fabrico artesanal da broa de milho e dos enchidos.
Ao atravessar a povoação pode constatar que, neste cantinho da natureza, a agricultura e a pecuária são, ainda, a principal atividade da população. Deixe-se envolver pelos cheiros, pela beleza e pela singularidade deste pequeno paraíso e desfrute do silêncio e da paz que ele oferece.
No mítico lugar de Meitriz, junto à ponte, existe uma pequena praia fluvial com zona de lazer. A...
Na União de freguesias de Janarde e Covêlo de Paivó, poderá deliciar-se com a praia fluvial de...
Lugar de Meitriz
4540-403 Covêlo de Paivó e Janarde
Arouca
Casas de banho
Parque de estacionamento
Parque de merendas
Zona balnear fluvial