Na aldeia de Janarde, existe um percurso de pequena rota intitulado “PR 5 – Livraria do Paiva”. Poderá iniciar este trajeto no parque de estacionamento, situado na entrada da aldeia. Encontrará as marcas do PR junto ao painel informativo.
Na parte inicial deste percurso, podemos encontrar o seu ponto mais alto, o topo de uma colina. Aqui, deparar-se-á com um cruzeiro, onde poderá observar o serpentear do rio nos seus meandros e os amontados de calhau rolado, conhecidos por conheiros.
O percurso segue em direção à aldeia da Mourinha, onde deverá dar especial atenção ao vale encaixado do Paiva e à sua biodiversidade. Para aqui chegar, irá passar pelo Ribeiro da Mourinha, onde não existe ponte para fazer a travessia. Nos dias mais chuvosos, deverá ter especial cuidado, porque o seu caudal aumenta significativamente.
Após a travessia do ribeiro da Mourinha, irá encontrar uma subida suave. Quando alcançar o seu topo irá avistar ruinas de casas de antigos moradores da aldeia da Mourinha, que se encontra atualmente desabitada. Aqui poderá ver, do lado oposto da encosta, um impressionante escarpado vertical que se assemelha às lombadas de um livro, daí a designação de livraria do Paiva. Deste lado, também poderá ver os icnofósseis da Mourinha, que nos mostram os rastos de animais marinhos que aqui habitaram há milhões de anos.
Este percurso poderá ser feito durante todo o ano, mas deverá ter especial cuidado para evitar dias posteriores a chuvas muito intensas, porque o terreno pode estar bastante escorregadio.
Atenção
Grande parte do percurso é talhado na rocha ou lajeado e pode-se tonar-se perigoso e escorregadio em época de chuva.
Os Icnofósseis de Mourinha situam-se na margem esquerda da ribeira de Mourinha, afluente do rio...
A Livraria do Paiva situa-se na margem direita da ribeira de Mourinha (afluente do Paiva). Trata-se...
Janarde é uma pequena aldeia isolada, do concelho de Arouca, que conserva os traços da sua...
Circular
Média