Os Icnofósseis de Mourinha situam-se na margem esquerda da ribeira de Mourinha, afluente do rio Paiva, na união de freguesias de Janarde e Covêlo de Paivó, nas proximidades da Livraria do Paiva.
Este geossítio abrange os afloramentos quartzíticos localizados nas duas margens do Rio Paiva, entre as aldeias de Meitriz, em Arouca e Pereiró, pertencente a Castro Daire, e são resultantes da deposição de areias em meio marinho pouco profundo, há cerca de 475 milhões de anos. Destacam-se diversas superfícies de estratificação, muito verticalizadas, onde se podem observar muitos e variados icnofósseis, nomeadamente de Cruziana, resultantes da atividade de artrópodes. Além dos achados icnológicos, existem amplas superfícies de estratificação cobertas por ripples de ondulação, específicas e distintas.
Devido à diversidade e ao excelente estado de conservação em que se encontram, os Icnofósseis de Mourinha são considerados de relevância internacional.
Atenção
Para aceder a este local deve estacionar a sua viatura na aldeia de Janarde e percorrer um trilho com cerca de 1km (seguir indicações do PR5 – Livraria do Paiva).
A Livraria do Paiva situa-se na margem direita da ribeira de Mourinha (afluente do Paiva). Trata-se...
Na aldeia de Janarde, existe um percurso de pequena rota intitulado “PR 5 – Livraria do...
Janarde é uma pequena aldeia isolada, do concelho de Arouca, que conserva os traços da sua...
Mourinha
4540-402 Covelo de Paivó e Janarde
Arouca