Carreira dos Moinhos


No lugar da Cimalha, entre a Senhora do Monte e Alvarenga, avistamos a Carreira dos Moinhos. Num território inclinado, é possível encontrar 17 moinhos de rodízio, construídos em xisto e cobertos de lousa. Estão dispostos pela encosta, para aproveitar a força motriz da água proveniente do Rego do Boi, que abastece as freguesias de Alvarenga e Nespereira.

Reza a lenda que, havendo na freguesia necessidade de água para regar os campos, os habitantes de Alvarenga e da freguesia vizinha de Nespereira disputavam a posse de um ribeiro denominado Ardena. Chegaram, então, a acordo de que, quem primeiro conseguisse que as águas fizessem mover a mó de um moinho, junto à povoação, adquiria o direito sobre elas. Os habitantes de Alvarenga traçaram então, secretamente, o caminho que deveria tomar o rego condutor da água e conseguiram concluir o seu trabalho antes dos de Nespereira, conquistando, assim, o direito ao usufruto das águas. Para festejar esse feito mataram e comeram um boi, daí resultando o nome “Rego do Boi”.

Datados do século XVII, estes moinhos são propriedade privada, mas é possível visitá-los, apesar de apenas dois estarem funcionamento. São um caso único em Portugal que merece uma visita demorada e obrigatória. O local encontra-se bem sinalizado, sendo de fácil acesso.

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil

Classificação
Morada

Lugar da Cimalha
4540-000 Alvarenga
Arouca

Localidade
Freguesia
Coordenadas GPS