Alvarenga é uma freguesia do concelho de Arouca. Fica situada na margem direita do rio Paiva, nas faldas da serra de Montemuro, a cerca de 15 quilómetros da sede do concelho.
Sendo banhada pelo Rio Paiva, é uma terra de uma beleza natural única, com paisagens de cortar a respiração. É um lugar ideal para passar um fim de semana ou mesmo para férias em família. Pode praticar desporto, fazer belas caminhadas, rafting e muitas outras atividades ao ar livre. De salientar que é aqui que estão localizados os Passadiços do Paiva, várias vezes premiados internacionalmente e a maior ponte pedonal suspensa, do mundo, a 516 Arouca.
Também pode visitar um dos mais importantes vestígios da época romana, a ponte romana sobre o rio Paiva, que se localiza, precisamente, junto à escadaria de acesso aos Passadiços do Paiva.
A nível patrimonial, são de salientar a igreja paroquial, cujo orago é Santa Cruz, o Solar do Paço, a Carreira dos Moinhos, as capelas de Santo António, da Senhora do Monte, do Senhor dos Aflitos e de S. Lourenço, o antigo edifício da Câmara Municipal, no largo de Trancoso (Alvarenga já foi sede do concelho), e o Pelourinho , datado de 1590, e que se encontra classificado como Imóvel de Interesse Público.
Em tempos remotos, muitos habitantes da freguesia emigraram para o estrangeiro, principalmente para o Brasil, em busca de melhores condições de vida. Atualmente, uma parte da população ainda se dedica a uma agricultura de subsistência e à criação de gado. Todavia, existe uma zona industrial, onde se encontram sediadas várias empresas de diferentes ramos de atividade. Há várias casas reabilitadas para alojamento local e vários restaurantes que servem o típico e afamado bife de raça arouquesa, reconhecido internacionalmente.
Originário de Alvarenga e de qualidade inegável é o Licor PINGUÇA, um licor elaborado a partir de receitas de família, muito antigas, agora recriadas pelas mãos de um casal de arquitetos dispostos a dinamizar a agricultura local, já que, na sua confeção, apenas utilizam produtos regionais. O método de fabrico é o tradicional, sem compostos químicos e com ingredientes criteriosamente selecionados. Estes licores podem servir de aperitivo, de brinde para momentos especiais, ou até como companhia em encontros de família ou amigos. Os licores PINGUÇA, disponíveis em vários sabores, são um produto certificado de qualidade “Arouca Geoparque”.
Numa das aldeias mais pitorescas de Arouca, pintada de xisto e ardósia, encontramos a praia...
Paradinha é uma aldeia remota, situada na freguesia de Alvarenga, distante da confusão das...
Ao visitar a freguesia de Alvarenga, deverá aproveitar a oportunidade para conhecer o Santuário...
Nos limites territoriais de Arouca com Cinfães, a 1100 metros de altitude, no vale do Bestança...
A 1222 metros de altitude, em plena Serra do Montemuro, na freguesia de Alvarenga, situa-se um...
No lugar da Cimalha, entre a Senhora do Monte e Alvarenga, avistamos a Carreira dos Moinhos. Num...
A caminho da aldeia da Paradinha, na freguesia de Alvarenga, avistamos, ao longe, uma longa...
Junto dos Passadiços do Paiva e da Ponte 516 Arouca, descobrimos as paisagens do Arouca Geopark no...
A Ponte 516 Arouca é a maior ponte pedonal suspensa do mundo. Está localizada em Arouca, no...