Igreja do Mosteiro de Arouca


Inserida no Mosteiro de Santa Maria de Arouca, em pleno centro histórico, a Igreja do Mosteiro apresenta-se majestosa e dominadora, mostrando, exuberante, as pinturas, as esculturas e a abundante talha dourada. É um local de recolhimento e oração, mas também um espaço de contemplação.

A nave da igreja é retangular, dividindo-se verticalmente em duas partes: a parte inferior cortada em arcos para capelas e a parte superior com janelas-tribunas. Podem-se observar nichos com estátuas da ordem beneditina. A capela-mor, estreita e de formato quadrado, tem um retábulo executado pelo entalhador Vieira da Cruz (1723) e dourado, em 1733, ao estilo joanino. No retábulo do altar, do lado direito, encontra-se a urna- relicário de Santa Mafalda, com estrutura em ébano e com aplicações de prata e de bronze dourado, apresentando chapas de cristal na parte da frente e dos lados, para possibilitar a vista do corpo da Rainha Os altares são decorados em talha dourada, com esculturas de santos em madeira policromada.

O Coro está dividido em duas partes: a parte superior tem janelas e nichos, sendo decorada com esculturas femininas, em tamanho natural, executadas em calcário de Coimbra, pelo escultor Jacinto Vieira, de Braga, em 1725. A parte inferior do Coro tem um notável cadeiral do barroco nacional, datado de 1725, em talha dourada e de 104 assentos, dispostos em duas filas sobrepostas, sobre as quais se encontra um emolduramento em talha dourada a rodear telas do séc. XVIII, representando cenas sagradas da vida e morte da beata Mafalda, da vida de Cristo e da Virgem, assim como de santos.

Ao nível da tribuna, encontra-se um imponente órgão, decorado com diversas figuras barrocas de monges. O órgão é todo dourado, com exceção da base que é pintada a marmoreados e apresenta dois medalhões de bustos clássicos e, ao centro, a data de 1743. O órgão é composto por um varandim dividido em panos vazados e ornados e pelo alto espaldar da tubagem. A rematar, encontram-se os escudos de Portugal e de Cister-Alcobaça, além de uma pequena figura da Fama. Ao lado do teclado, podem ver-se retângulos pintados de motivos chineses e, sobre o teclado, a imagem de Santa Cecília a tocar.

Vale a pena uma visita pormenorizada à Igreja do Mosteiro de Arouca, cujo projeto, traçado em 1703, se deve ao arquiteto maltês Carlos Gimac. O interior deixa ressaltar o equilíbrio da combinação entre a arquitetura e a ornamentação barroca, com belos retábulos de talha dourada.

Atenção

A visita à igreja do Mosteiro de Arouca é gratuita, no entanto, deve certificar-se dos horários de abertura / fecho.

Atrações Relacionadas

Museu de Arte Sacra de Arouca

Arouca e Burgo

O Museu de Arte Sacra de Arouca encontra-se inserido no Mosteiro de Santa Maria de Arouca...

Mais Info

Mosteiro de Santa Maria de Arouca

Arouca e Burgo

Na avenida principal da Vila, ergue-se, de forma sumptuosa, o Mosteiro de Santa Maria de Arouca, em...

Mais Info

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil

Classificação
Morada

Av. 25 de Abril 16
4540-118 Arouca

Localidade
Freguesia
Coordenadas GPS