Capela da Senhora da Mó

  • © Luís Pinto
  • © Luís Pinto

No Monte da Senhora Mó, a ladear a vila de Arouca, encontramos uma capela dedicada a Nossa Senhora. A apenas 15 minutos de carro do centro histórico, não deverá perder a oportunidade de visitar a Capela da Senhora da Mó e deliciar-se com as soberbas vistas sobre o vale de Arouca.

A capela foi erigida em honra de Nossa Senhora, por ter salvado um cristão da escravatura dos Mouros. Este foi amarrado com uma corda dentro de um de uma caixa, com a pedra de uma mó por cima e um mouro sentado nela, assim ficando à espera da morte. Entretanto, aproveitou os nós da corda que o prendia, para rezar fervorosamente, alcançando a liberdade. A caixa com o cristão, a mó e o mouro apareceram, por milagre, junto da capela. Ao ouvir o sino, o mouro espantou-se por se encontrar num lugar religioso e desconhecido, e pediu ao cristão que não lhe fizesse mal e ele assim fez.

A lenda encontra-se retratada na capela, num grande quadro em madeira, datado de 1827. A imagem da Senhora da Mó é primitiva, provavelmente do século XIV, e está num nicho aberto, na parede da capela.

Por conta deste milagre, todos os anos, nos dias 7 e 8 de setembro, é celebrada a festa em honra de Nossa Senhora da Mó. Na noite do fia 7, os homens de Arouca juntam-se na Casa da Ceia, ao lado da capela, e preparam, eles próprios, a tradicional bacalhoada que vai proporcionar bons momentos de convívio. No dia 8, há missa na capela, seguida da habitual procissão. O convívio e a festa profana prolongam-se por todo o dia.

Nossa Senhora da Mó é homenageada como advogada dos campos, das colheitas, dos animais e protetora contra as secas e trovoadas.

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil

Classificação
Morada

Monte da Senhora da Mó
4540-000
Arouca

Freguesia
Coordenadas GPS