Drave – Aldeia Mágica


Rodeada de montanhas, Drave é, na realidade, um lugar mágico, uma aldeia lendária, desabitada, e quase perdida na Montanha. É um local único que oferece paisagens de sonho, que vão perpetuar na memória.

Fica situada entre a Serra da Freita, a Serra de São Macário e a Serra da Arada, em pleno Arouca Geopark. Aí mora o silêncio que se espalha por toda a zona envolvente. É um lugar propício ao recolhimento. O seu encanto e a sua magia são um convite à meditação e à descoberta.

O percurso até Drave é feito a pé (através do PR 14 – A Aldeia Mágica) e tem início junto à Capela de Santo Amaro, na aldeia de Regoufe, também esta com o seu encanto: casas humildes, animais à solta pelos caminhos e enormes videiras que formam uma passagem singular. São 4 km a percorrer, com uma duração aproximada de duas horas.

Pela montanha fora, sempre com vista para o magnífico vale do Rio Paivó, caminha-se até se avistar Drave. Nos dias de verão, com calor abrasador, é necessário tomar algumas precauções, já que não se encontram sombras. A primeira etapa, um pouco íngreme, termina com uma vista deslumbrante sobre as “Montanhas Mágicas” que, na Primavera, pintadas de roxo e amarelo, oferecem um cenário imperdível! Já na descida, avista-se, abrigada pela montanha, a aldeia de Drave. Que quadro magnífico!

Em alternativa, poderá chegar mais perto de Drave através da Estrada CM1123 / São Pedro do Sul, se possuir um veículo todo-o-terreno, (há quem arrisque a levar carro, mas não é aconselhável) e apenas terá que fazer uma caminhada de 600m.

Os recursos desta aldeia são muito escassos. Não há eletricidade, água canalizada, gás, correio, telefone e rede de telemóvel. Todavia, tem encantos que se sobrepõem a essas lacunas: casas de xisto e lousa que contrastam com o branco da capela, o sussurro das águas da ribeira , o canto e o voo das aves e dos insetos, o vento que baila suavemente.  Desabitada desde 2009, algumas casas têm sido intervencionadas pelo Centro Escutista, já que Drave é a Base Nacional da IV Secção do Corpo Nacional de Escutas.

Drave é sublime, com os seus miradouros criados pela própria natureza. Atravessando a ponte, encontramo-nos nas ruelas estreitas entre as casas, que apetece calcorrear. No meio das ruínas de xisto e lousa, sobressai, branquinha, a Capela de Nossa Senhora da Saúde e o Solar dos Martins, atualmente convertido em quartel-general da IV Secção do Corpo Nacional de Escutas. Mais ao fundo, escutamos o barulho das águas puras da ribeira de Palhais, ouvimos o som das cascatas e apreciamos as piscinas naturais.

Visite Drave, faça um piquenique, escute o chilrear dos passarinhos, ouça a cantiga das águas e relaxe! Faça uma viagem ao imaginário e descubra porque lhe chamam mágica.

Dicas

Leve roupa e calçado confortáveis na sua visita a Drave.

Em época balnear poderá refrescar-se nas águas cristalinas da Ribeira de Palhais.

Atenção

Evite levar o carro ligeiro para o parque de estacionamento de veículos todo-o-terreno, pois poderá ter dificuldade em regressar ou mesmo danificar o veículo.

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil

Classificação
Altitude Máxima
652 metros
Morada

Aldeia de Drave
4540-000 União das Freguesias de Covelo de Paivó
Arouca

Localidade
Instalações

Zona balnear fluvial