Regoufe é uma aldeia tradicional do Arouca Geopark e fica situada na serra de Arada, na União de freguesias de Covelo de Paivó e Janarde, nas denominadas Montanhas Mágicas.
A história de Regoufe já vem da pré-história, devido à presença de mamoas. Também os visigodos deixaram a sua marca, principalmente na toponímia, como é o caso do nome da própria aldeia, Regoufe ou Rei dos Lobos.
Regoufe, principalmente durante a II Guerra Mundial, foi uma aldeia mineira, donde foram extraídas e exportadas toneladas de volfrâmio, destinado ao fabrico de armamento.
O complexo mineiro, denominado “Poça da Cadela”, está disposto em anfiteatro. Era constituído pelas minas propriamente ditas e por vários edifícios, tais como escritórios, oficinas, lavaria, central elétrica, armazéns e residências. Hoje, embora em ruínas, ainda é possível ver a entrada das minas, as casas da época e também algumas estruturas. Aqui trabalharam cerca de 1000 pessoas. É um lugar mágico que ainda fascina os visitantes. É uma viagem no tempo. Por lá, reina um estranho silêncio, apenas interrompido pelo sopro do vento ou por um ou outro rebanho de cabras, espalhado pelas encostas.
Com cerca de vinte habitantes, a população vive da pastorícia e da agricultura. Tem uma excelente gastronomia, sendo de salientar o cabrito da Serra de Arada, assado no forno a lenha, a vitela Arouquesa, os enchidos e os fumados e a tradicional sopa seca, que podem ser degustados no restaurante local “O Mineiro”.
Regoufe também é o local de partida do percurso pedestre (PR 14) para a aldeia mágica de Drave.
O padroeiro de Regoufe é Santo Amaro, que se venera na capela da aldeia. A paisagem é surpreendente e curiosa: de um dos lados, é maravilhosamente colorida, devido à vegetação, do outro lado, o das minas, é monocromática, de um cinzento sem vida.
Falar de Arouca é falar de um trecho da História contemporânea mundial. Esta vila foi palco de...
Regoufe
4540-284 Covêlo de Paivó e Janarde
Arouca
Café(s)
Restaurante