Neve em Arouca

Arouca no Inverno

Nem todos os destinos turísticos oferecem motivos para serem visitados durante o inverno. Contudo, sabemos que existem alguns que se transformam em locais surpreendentes, quando as temperaturas começam a baixar e os dias ficam mais pequenos. É o caso de Arouca!

Nesta época, as paisagens verdejantes iniciam um verdadeiro espetáculo de cores: o amarelo, o laranja, o vermelho e o castanho vão cedendo lugar aos tons invernais, à medida que os dias se tornam mais frios e mais chuvosos. Destacamos o branco da espuma da água que começa a correr brava nos rios e ribeiros, da neve que todos os anos cai sobre o planalto das serras e da neblina matinal formada nos vales, tornando-os enigmáticos.

Sendo um destino onde a Natureza revela, de forma exuberante, a passagem das estações do ano, explorar as paisagens de Arouca, durante o inverno, pode tornar-se especial. Através de caminhadas em surpreendentes trilhos pedestres, sobre rodas por circuitos panorâmicos incríveis, ou mesmo em barcos insufláveis pelas águas bravas do rio, eis algumas sugestões de visita e de atividades a não perder, em Arouca, no inverno:

Passadiços do Paiva

Estes passadiços em madeira acompanham o Rio Paiva ao longo de 8 quilómetros do seu percurso irregular e sinuoso. Sendo um rio de montanha é precisamente nesta época que revela a sua verdadeira essência – as águas bravas.

Dos Passadiços do Paiva é possível sentir toda a força da corrente e apreciar a sua interação com o leito do rio, quer pela adaptação do caudal na forma de rápidos espetaculares e piscinas naturais, quer pelo desgaste provocado mesmo nas rochas mais duras e pelo arrastamento e depósito de seixos e areias nas margens do rio.

Neve na Serra da Freita

Todos os anos, tendencialmente entre os meses de dezembro e fevereiro, cai neve sobre o planalto da Serra da Freita e aí permanece, por uns dias, na forma de manto branco, proporcionando cenários verdadeiramente mágicos, para  alegria dos mais novos e dos mais velhos.

Rafting no Rio Paiva

Após as primeiras chuvas, o caudal do Rio Paiva volta a recuperar as melhores e mais completas pistas nacionais para prática de rafting em águas bravas. Entre novembro e maio, é possível viver esta experiência repleta de adrenalina, quer em pistas adequadas, para os menos ousados, quer em pistas mais exigentes, para os mais aventureiros.

Frecha da Mizarela

À semelhança do Rio Paiva, o caudal do Rio Caima corre em todo o seu esplendor nesta altura do ano e, quando se lança em queda livre, no desnível próximo da Mizarela, com cerca de 75 metros de altura, proporciona um espetáculo digno da maior queda de água de Portugal Continental.

Percursos pedestres

Arouca compreende uma rede de percursos pedestres por todo o concelho que, pela sua diversidade, permite uma escolha variada, quer ao nível da dificuldade, quer ao nível da envolvência de cada percurso.

Mercados de Natal 

É também nesta época que se celebram as festividades do Natal e do Ano Novo, ambas intensamente comemoradas pela comunidade, na forma de concertos de música e celebrações religiosas, na imponente igreja do Mosteiro de Arouca, ou através de outras manifestações levadas a cabo ao longo deste período, como mercados, feiras e exposições de Natal.