Os 5 melhores locais para ver o pôr do sol em Arouca

Os 5 melhores locais para ver o pôr do sol em Arouca

Entre a Natureza e o mundo rural, as paisagens de Arouca apresentam serranias contornadas por vales de rios encaixados, cujos pontos mais elevados permitem avistar, em linha reta, cerca de 35 quilómetros de terra até ao mar, de onde são emitidos a luz e o calor dos últimos raios de sol em dias soalheiros.

O pôr do sol visto destes locais panorâmicos é normalmente mais brilhante e as tonalidades entre o vermelho e o laranja são mais vibrantes, porque a dimensão da atmosfera alcançada destes pontos responde, de forma incrível, à variação da luz e do calor solar.

Para aproveitar ao máximo este fenómeno, indicamos,de seguida, os cinco melhores locais para contemplar o pôr do sol de Arouca e deixamos algumas dicas para melhor desfrutar e registar o momento.

Melhores locais para ver o pôr do sol em Arouca:

Capela da Senhora da Mó

A mais de 700 metros de altitude e com uma vista panorâmica de cerca de 270 graus sobre a vila de Arouca e serranias envolventes, o pôr do sol visto deste local torna-se místico pelo espetáculo de luzes e de cores que os últimos raios de sol proporcionam.

À medida que o sol se põe, percecionamos contrastes da paisagem, na companhia da pequena ermida branca, onde os últimos raios de sol projetam um espetáculo de tonalidades digno de registo, enquanto a penumbra tomba sobre o vale de Arouca. Local acessível por veículo motorizado.

Panorâmica da Senhora da Mó
Morada

Monte da Senhora da Mó
4540-000
Arouca

Coordenadas GPS
Detrelo da Malhada

Deste local, a cerca de 1100 metros de altitude e com uma vista panorâmica de 180 graus para norte, assistimos ao cair do dia em cerca de 1/4 de Portugal Continental.

O espetáculo dá-se pelo contraste entre a atmosfera e o solo. Acessível por veículo motorizado.

Panorâmica do Detrelo da Malhada
Coordenadas GPS
São Pedro Velho

Quando o pôr do sol é observado a cerca de 1100 metros de altitude e com uma vista panorâmica de 360 graus sobre o planalto da Serra da Freita, sentimos que todos os elementos à nossa volta se despedem do sol, simultaneamente. Para chegar a este ponto de observação, temos de caminhar cerca de 1000 metros.

São Pedro Velho
Morada

S. Pedro Velho – União de Freguesias de Albergaria da Serra e Cabreiros
4540-000 Arouca

Panorâmica da Costa da Castanheira

A mais de 1 000 metros de altitude, o pôr do sol observado deste local é acompanhado pelo seu reflexo na água do mar e do delta da Ria de Aveiro. Dos 5 locais indicados, este é o mais próximo do mar e é acessível por veículo motorizado.

Panorâmica da Costa da Castanheira
Morada

Castanheira – União de Freguesias de Albergaria da Serra e Cabreiros
4540-012 Arouca

Coordenadas GPS
Pedra Posta

Do ponto mais alto de Arouca, a mais de 2 200 metros de altitude e com uma vista panorâmica de 360 graus, sentimos que entramos no crepúsculo do pôr do sol.

Neste local, que é o ponto mais distante do mar (cerca de 45km), é possível percecionar a divisão entre o dia e a noite. Para alcançar o local de observação tem de se percorrer, a pé, cerca de 1 000 metros.

Pedra Posta
Morada

Pedra Posta
4540-000 Alvarenga
Arouca

Coordenadas GPS

Dicas para contemplar o pôr do sol:

Para desfrutar em pleno do pôr do sol, há que ter em conta alguns cuidados com a segurança e conforto de quem o observa, por causa da radiação solar e pelo facto de o fenómeno ocorrer durante largos minutos.

Não esquecer que, quando o sol desaparece no horizonte, é possível que a temperatura comece a baixar acentuadamente e as boas condições de visibilidade comecem a falhar, à medida que a luz do sol se desvanece.

 

Para evitar momentos desconfortáveis ou perigosos, eis algumas dicas a ter em conta:

  1. Proteger, da radiação solar, a visão e a pele  e nunca olhar diretamente para o sol. Reduzir a proteção somente quando a radiação solar se tornar inofensiva e suportável.
  2. Providenciar uma esteira, manta ou almofada e alguns alimentos e bebidas, para promover maior conforto antes, durante e depois do pôr do sol.
  3. Levar peças de roupa suplementares (casaco, luvas, gorro e cachecol), adequadas à época do ano, porque a temperatura poderá sofrer queda significativa, após o pôr do sol.
  4. Munir-se de lanterna com bateria/pilhas carregadas, para o caso de já não haver condições de visibilidade.
  5. Providenciar suporte para o equipamento fotográfico e assegurar que a respetiva bateria tem carga suficiente para o efeito.

 

Além destes locais, existem mais 2, que vale a pena apontar para uma próxima oportunidade: