Cascata das Aguieiras

Quero Visitar
Científico
Geossítio G.35
  • © João Martins

A cascata das Aguieiras pode observar-se a partir de um miradouro integrado nos Passadiços do Paiva, encontrando-se inserida na Garganta do Paiva. Esta cascata é formada pela queda de água da ribeira das Aguieiras e é o resultado da confluência de diversos afluentes que atravessam a freguesia de Alvarenga. Depois de percorrerem uma grande parte desta freguesia, as águas desta ribeira caem vertiginosamente pelas escarpas graníticas que ladeiam a margem direita do rio Paiva, através de um conjunto de desníveis que perfazem cerca de 160 metros, oferecendo um cenário de grande beleza natural. A ribeira das Aguieiras aproveita a fraturação ortogonal do maciço granítico de Alvarenga para abrir caminho até ao Paiva.

Do mesmo miradouro dos Passadiços do Paiva também pode observar um cabeço rochoso onde se encontra o Castelo de Carvalhais, um castelo roqueiro da época da Reconquista (Séc. IX-XII). Trata-se de uma fortaleza defensiva e com uma posição estratégica, possivelmente destinada a controlar a travessia do rio Paiva, servindo de barreira morfológica entre as margens do Douro e o vale de Arouca.

Ao percorrer a maior ponte pedonal suspensa, do Mundo, a 516 Arouca, também terá uma vista imperdível e fabulosa sobre a Garganta do Paiva e a Cascata das Aguieiras.

Dicas

A melhor forma de contemplar a Cascata das Aguieiras é através do percurso dos Passadiços do Paiva ou da Ponte 516 Arouca.

Atrações Relacionadas

Ponte Suspensa – 516 Arouca

Alvarenga, Canelas e Espiunca

A Ponte 516 Arouca é a maior ponte pedonal suspensa do mundo. Está localizada em Arouca, no...

Mais Info

Passadiços do Paiva

Canelas e Espiunca

Os Passadiços do Paiva são umas estruturas pedonais, em madeira, ao longo da margem esquerda do...

Mais Info

Mapa

Mapa
Satélite

Informação Útil

Classificação
Classificação Científica
Morada

Aguieiras
4540-000 Alvarenga
Arouca

Localidade
Freguesia