Sobre Arouca

Arouca é um concelho aprazível, composto por 16 freguesias. Embora pertencente ao distrito de Aveiro, integra a área metropolitana do Porto. Herdeira de um vasto património, a sua história ganhou especial destaque quando o Mosteiro de Arouca foi doado, por D. Sancho I, à sua filha D. Mafalda.

A vila de Arouca, sede do concelho, rodeada de montanhas e de ar puro, oferece ao visitante inúmeros locais de interesse. Vale mesmo a pena uma viagem histórica, pelos meandros desta vila nobre que nasceu à sombra do seu Mosteiro. Mesmo no coração da vila, encontra-se o Mosteiro de Santa Maria, com o seu riquíssimo Museu de Arte Sacra e a Igreja Paroquial, onde jaz o túmulo da Rainha Santa Mafalda. Fronteiro ao Mosteiro encontra-se o Pelourinho, classificado como Imóvel de Interesse Público. Em frente ao Mosteiro e ao fundo da Praça principal, fica a Capela da Misericórdia, datada de 1612. No ponto mais alto da vila, fica o Calvário, todo em granito, com várias cruzes e um interessante púlpito datado de 1643. Merecem também uma visita a Biblioteca Municipal, instalada no antigo Hospital, que era a residência dos padres confessores das freiras do Mosteiro. Ao lado, o Parque Municipal convida ao descanso e ao lazer.  A Casa dos Malafaias, também denominada “Casa Grande”, situada na antiga Rua D’Arca, hoje Rua Dr. Figueiredo Sobrinho, é um belo edifício particular, do século XVIII, com capela anexa.

Para além de possuir valores arqueológicos e histórico-culturais notáveis, Arouca é também um território repleto de riquezas etnográficas, naturais e geológicas. Em 2009, o território, que abrange um total de 41 geossítios, foi reconhecido como património da Humanidade pelas Redes Europeia e Global de Geoparques da UNESCO.

Ao percorrer os diversos roteiros disponíveis neste site, tem a oportunidade de ficar a conhecer locais incríveis que integram o património arouquense. Entre estes locais encontram-se as enigmáticas “Pedras Parideiras”, que são um fenómeno único no nosso país e raríssimo em todo Mundo, e a imponente “Frecha da Mizarela”, que é a mais alta queda de água em Portugal Continental e uma das mais altas da Europa. Para além disso, pode ainda conhecer os tão famosos Passadiços do Paiva, a Ponte 516 Arouca, as “Trilobites Gigantes de Canelas”, que são as maiores trilobites do Mundo, entre muitos outros. Todas estas sugestões de visita e roteiros são experiências inesquecíveis e formas excelentes de descobrir Arouca.

Além da riqueza geológica, Arouca, oferece um extraordinário património biológico. As encostas e as serranias abrigam algumas espécies da flora portuguesa, como os castanheiros, os carvalhos, as bétulas e, aqui ou ali, o azevinho.

Arouca possui, também, alguns dos mais ricos tesouros gastronómicos, tais como a vitela assada, a posta arouquesa, o bife de Alvarenga e os doces conventuais e regionais. Existem inúmeros restaurantes em Arouca que servem esta excelente carne de raça arouquesa, deliciosamente tenra e suculenta. Já os doces conventuais são provenientes de receitas do Mosteiro de Arouca e donos de um sabor inigualável. Pode deliciar-se com as castanhas doces, as barrigas de freira, as morcelas doces, os charutos e as roscas de amêndoa, a bola de S. Bernardo, entre outros. Os doces regionais merecem também destaque, nomeadamente o pão-de-ló húmido e em fatia.

De modo a satisfazer a sua curiosidade e interesses, este site disponibiliza várias opções para poder personalizar a sua visita ao concelho de Arouca. Pretendemos que estas mesmas opções o ajudem e minimizem o seu esforço de procura para que a sua experiência seja o mais agradável e memorável possível. Embarque, assim, numa viagem entusiasmante que o levará ao encontro dos principais encantos deste incrível território.

Vamos começar por explorar as atrações!